Adubo poderoso: Casca de banana, Casca de ovo e Borra de café: Mito ou verdade?

Será que esse adubo com casca de banana, casca de ovo e borra de café é de verdade um adubo poderoso como falam? Vamos analisar.

É muito tempo que estou olhando na internet esse tipo de adubo poderoso, todo o mundo falando que faz milagre, mas sendo que eu ao milagre não acredito, comecei a estudar.

Nitrogênio, fósforo e potássio, som os principais elementos que uma planta precisa. Os outros como cálcio, magnésio, ferro, enxofre são sempre necessários, mas em forma menores. Os primeiros são chamados de macro elementos, os segundos mesos elementos por isso.

Borra de café: conteborra de café adubo poderosom uma percentual mais ou menos de 1,45% de nitrogênio. Depois magnésio, cálcio e potássio som outro elemento que se pode encontrar. MAS, é muito acido. Às vezes se usa para mudar a acidez da terra.

 

 

casca de banana adubo poderosoCasca de banana: Elemento principal da casca de banana é o potássio. Contem mais ou menos 5%. Fonte muito boa!

 

 

 

 

 

casca de ovo adubo poderosoCasca de ovos: A cascas de ovos é por um 90% de cálcio. O cálcio é um elemento importante, mas em forma menores para planta (meso elemento). É um elemento alcalino e algumas plantas não gostam de elemento alcalino (principalmente a hortaliça gosta de terra levemente acida). Em esse adubo pode ser bom para liderar com a acidez do café. Ultimo problema: O cálcio não é muito solúvel em água e o tempo de transformação em “comida” do cálcio, é muito longo. Mais longo que a banana ou o café!

Sem calcular que um excesso de cálcio na terra dificulta a planta no absorbimento do potássio!

 

As plantas absorvem os alimentos em forma de Ione. Para isso, esse adubo, precisa principalmente de tempo. O tempo mínimo para colocar na planta não é 1 dia,3 ou 5 dia, mas mínimo 1 mês!
Só em esse tempo esse adubo consegue virar “comida” para nossa planta! Se você tenta de colocar antes do tempo, o mínimo que pode acontecer é que nada é absorvido no momento mas demora muitos, no máximo você pode queimar as raízes das plantas. (melhor não fazer)

Mas, o fósforo? Simples: não tem! (ou em percentual muito baixa em alguns ingredientes)

Ou seja, esses tipos de adubo poderoso não contem todos os ingredientes principais de um adubo (o famoso NPK, nitrogênio, fósforo e potássio) e algumas plantas não gostam de elemento alcalino como o cálcio da casca de ovos que aqui é em quantidade muito elevada!

No final se pode dizer que não é um adubo equilibrado, e se está feito na maneira errada pode virar perigoso para planta!!!
Obviamente esse adubo é melhor que nada, mas…..
Nos próximos dias vou falar de um outro tipo de adubo, equilibrado, que se pode fazer em casa sem gastar dinheiro!

Abraço

 

 

Alguns links para facilitar a sua vida:

Guias Pagina do site com algumas guias grátis de horta e cozinha.

Horta e cozinha Orgânica. Grupo que eu criei no facebook. Lá eu posto minhas dicas de horta e cozinha. Posso responder as suas perguntas, e você também pode postar à vontade.

Chef Zanaro Minha pagina no facebook onde posto fotos dos meu pratos e do meu trabalho.

Assine, na coluna ao lado com o seu e-mail para seguir meu blog e receber meu posts e novidades por email

Formulario de contato : Para entrar em contato comigo através do site

fabio.zanaro@gmail.com  é o meu email para entrar em contato comigo.

Para entrar em contato comigo por telefone ou whatsapp: (11) 96459-2601

Aqui embaixo pode compartilhar direto no seu facebook ou enviar esse post por e-mail

4 thoughts on “Adubo poderoso: Casca de banana, Casca de ovo e Borra de café: Mito ou verdade?

  1. Olá Fábio, tudo bem? Então, estava me preparando pra fazer esse adubo com com esses itens; casca de ovo, borra de café e a casca da banana e fui pegar a receita no YouTube. Então te vi e fui ver as suas informações a respeito. Gostei da forma como você da as dicas mas fiquei com algumas dúvidas. Esse adubo que quero fazer e pra regar e tentar nutrir a terra das jardineiras do condomínio….tem uns 40 m2. Mas como você falou, derepente ao invés de estar nutrindo posso estar prejudicando as plantas se não colocar em doses e tempo certos. Eu também entendi que posso desidratar esse material e ir diluindo em água conforme for usar, certo? Achei ótimo! Para 20 litro d água, quantas colheres de casca, de bananas, quantas colheres da casca do ovos e quantas colheres da borra do café?
    Obs; posso secar guardar a borra do café e reidratar na hora de usar?

    Muito obrigada e boas

    1. Bom dia Ivete, desculpa o atraso, mas obrigado pelo carinho. Primeira coisa tem que ver como está o solo (acidez), ver qual tipo de planta ou hortaliça quer colocar e depois decidir a quantidade de adubo. Pode baixar a planilha “adubo certo” na loja. É uma planilha que ajuda a entender quando adubo colocar para cada metro quadro, depois é só dissolver em água suficiente para irrigar todos os 40 metros. ( a borra de café sim, pode secar e colocar direto na água, assim como todos os ingredientes para adubação). Abraço

  2. Eu faço o adubo só com as cascas de bananais cortadas e oferecidas por 5 minutos na proporção 6 cascas para cada litro de água coar esperar alguns dias e usar. Gostaria de saber se isto é correto?

    1. Não entendo o que quer dizer com “oferecida por 5 minutos”, mas se a casca de banana é fresca, precisa descansar na água por muito mais tempo. (minimo um mês) a decomposição da casca de banana pode afetar as raízes. Seria melhor secar as cascas de bananas no forno e triturar elas, depois é somente misturar com a água e colocar nas plantas. A quantidade de casca de banana depende da quanto adubo você vai precisar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *