Plantas aromaticas – Sálvia Officinalis

A sálvia é um arbusto perene que cresce  grosso e exuberante. O clima ideal para o seu crescimento é ameno. Por isso a sálvia é muito cultivada em todo o sul da Europa e em todas as regiões italianas.

Quando a sálvia é adulta seu caule é verde, mas durante o seu crescimento assume uma cor mais escura e mais parecido com à madeira. Para crescer a sálvia prefere terra neutra que não contêm muita pedra calcária ou muita areia e não muito acida.

A terra tem que ter um bom drenagem.  O ideal seria um campo aberto, mas podemos ter a sálvia em vasos na varanda da casa.

Uma vez adulta a salvia não precisa de muito cuidado. A poda da salvia se faz no final do verão, quando a floração da planta está completa. A pod se faz para ter um bom crescimento na temporada seguite.

Não precisa de adubação se está no chão. No vaso se adua a cada 15/20 dias

sálvia

 

Origens e uso

A sálvia é uma planta que tem sido usado desde os tempos antigos. Os egípcios e romanos consideravam essa planta poderosa e achavam que pudia curar qualquer doença.

Nos tempos medievais, a escola de medicina de Salerno na Italia fiz um amplo uso desta planta, chegando a dar-lhe o nome de “Sálvia salvatrix” (ou seja, que salva).

É uma planta aromática que até agora é largamente usada na cozinha para temperar e dar sabor a muitos pratos. Seu nome vem do latim salus que significa saúde, o que denota suas muitas propriedades curativas.

Seus usos são vários: no armário e gavetas para proteger a roupa das traças, na cozinha aos alimentos sabor, na pele como tratamento de beleza, e por último mas não menos importante, para tratar e curar muitos doenças e distúrbios.

Ele também pode ajudar em caso de mau humor e estados de melancolia.

Mas tome cuidado para não abusar dela! Devido ao fato de que ele contém “absinto”, substâncias tóxicas pode ser perigoso, especialmente em pessoas com pressão arterial elevada.

A sálvia na cozinha

A sálvia é amplamente utilizados na culinária, especialmente na cozinha mediterrânica. Fresca ou seca é utilizada para dar sabor a muitos pratos de massas, carnes e peixes, e até mesmo em tortas.

Excelente também para a preparação de bebidas, principalmente chá, com um sabor único, que também possui muitas propriedades curativas.

nhoque manteiga e sálvia

 

Um simples prato de nhoque de batata com um molho simples de manteiga e sálvia, será um  prato único e saboroso.

 

Um abraço

 

Alguns links para facilitar a sua vida:

Guias Pagina do site com algumas guias grátis de horta e cozinha.

Horta e cozinha Orgânica. Grupo que eu criei no facebook. Lá eu posto minhas dicas de horta e cozinha. Posso responder as suas perguntas, e você também pode postar a vontade.

Chef Zanaro Minha pagina no facebook onde posto fotos dos meus pratos e do meu trabalho.

Assine, na coluna ao lado com o seu e-mail para seguir meu blog e receber meu posts e novidades por email

Formulario de contato : Para entrar em contato comigo através do site

fabio.zanaro@gmail.com  é o meu email para entrar em contato comigo.

Para entrar em contato comigo por telefone ou whatsapp: (11) 96459-2601

Aqui embaixo pode compartilhar direto no seu facebook ou enviar esse post por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *