Urina Adubo Orgânico. Será que funciona?

Será que se pode fazer um adubo orgânico com a urina humana? Pare ser muito esquisito, e alguns não vão gostar. Entendo!

Quando eu era criança um meu pro – tio morava fora da cidade e tinha, porco, boi, campo de cultivo muito grande. Eu me lembro que quando entrava no estábulo do boi o fedor me fechava a garganta!

Meu tio todas as noites pegava todos os excrementos do boi, misturava com erva seca do campo, colocava em um carreto e jogava todos em um lugar longe da casa.

Era uma montanha! (imagina o fedor)

Ele no inverno colocava uma cobertura de plástico preto e deixava lá. Uma vez eu perguntei (estou falando dos anos 1972/73 eu tinha 8/9 anos, era muito pequeno): Tio, o que faz com todos esses excrementos e urina do boi?

Ele me respondeu, esse é o melhor adubo e no próximo ano vou jogar no campo!

Fiquei muito chocado, mas depois de alguns anos quando foi para escola entendi do que ele estava falando!

Estou vendo na internet um monte de pessoas que fale de adubo poderoso, adubo mágico, quase que faz milagre! (Imagina meu tio que jogava simplesmente coco e xixi no campo!!!)

E ai começou a minha pesquisa sobre qual pode ser um adubo que se pode fazer em casa sem gastar dinheiro! Será possível?

A gente sabe que os elementos básicos em um adubo são Nitrogênio, Potássio  e Fósforo. Esses três elementos são chamados Macro elementos, os outros micro elementos, porque uma planta necessita em maneira menor.

 

O potássio se encontra na casca de banana.

Se a casca se seca no forno a percentual de potássio aumenta, e tem o beneficio que se pode conservar por um longo período.

Em 1 kg de casca de banana seca se encontra uma percentual de 14,91 de potássio!

 

O fósforo, se encontra na farinha de osso.

É só queimar o osso de boi em uma fogueira. Contem outros ingredientes  mas a percentual de fósforo é muito alta. Em 1 kg de farinha de osso se encontra uma percentual de 1,5 de nitrogênio, 28 de fósforo ( em duas formas) e um 16 de cálcio. O Cálcio não é fundamental, mas uma pequena percentual é boa ter.

E o Nitrogênio? O nitrogênio é o mais difícil de encontrar. Assim me lembrei de meu tio, a urina do boi!

Será que na urina humana tem esse elemento? Depois de algumas pesquisas consegui encontrar os elementos químicos que tem na urina humana.

Um litro de urina humana contem  7.000mg de nitrogênio, em forma  amoniacal, 1.500mg de fósforo, e 700mg de potássio. Falando em percentual de NPK (nitrogênio, potássio e fósforo) seria 7%, 1,5%, 0,7%.

Obviamente estou falando em forma de media! De uma pessoa saudável, que vive sem abusar de alguns tipos de alimentos ou bebidas.

Agora não vai fazer xixi nas plantas!

Isso vai queimar sua plantinha. Mas com um calculo bem feito se pode criar um adubo bem equilibrado e sem gastar muito dinheiro!

Com essas dicas já pode começar fazer seu adubo, mais se você não está costumado com cálculos, eu fiz todos para você.

Uma guia com todos os cálculos para fazer com esses 3 elementos, um adubo certo para cada momento de vida da sua planta!

 

Essa guia GRATIS se encontra aqui. É só me escrever no formulário e contato e eu vou enviar no seu e-mail

 

Um Abraço

 

Alguns links para facilitar a sua vida:

Guias Pagina do site com algumas guias grátis de horta e cozinha.

Horta e cozinha Orgânica. Grupo que eu criei no facebook. Lá eu posto minhas dicas de horta e cozinha. Posso responder as suas perguntas, e você também pode postar à vontade.

Chef Zanaro Minha pagina no facebook onde posto fotos dos meu pratos e do meu trabalho.

Assine, na coluna ao lado com o seu e-mail para seguir meu blog e receber meu posts e novidades por email

Formulario de contato : Para entrar em contato comigo através do site

fabio.zanaro@gmail.com  é o meu email para entrar em contato comigo.

Para entrar em contato comigo por telefone ou whatsapp: (11) 96459-2601

Aqui embaixo pode compartilhar direto no seu facebook ou enviar esse post por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *