A Receita do Limoncello com a Vodka “Mentirosa”

Uma receita do Limoncello para fazer-lo de forma fácil e econômica com ingrediente que se pode encontrar no mercado e com resultado garantido!

Quem não conhece o “Limoncello” o famoso licor Italiano a base de Limão siciliano.

Não se sabe com certeza quem foi que inventou esse licor entre Amalfi, Sorrento ou Capri.

Com certeza na receita verdadeira se usam limões de Sorrento. É um limão muito grande com uma casca muito grossa e não muito acido.

limão para receita do limoncello

Para fazer esse licor aqui no Brasil está um pouco mais complicado. O limão siciliano se encontra em algum mercado, mas é o álcool de cereais para fazer licor que não se encontra.

Mas eu vou dar um jeito!

Você sabe que a Vodka do mercado muito barata (7/8 reais a garrafa) na verdade não é Vodka, mas simplesmente álcool etílico e água. Ou seja, o fabricante dessa vodka, junta simplesmente água ao álcool etílico que compra no mercado, e coloca o nome de Vodka!

Se você não acredita pode ir ao mercado e ler o que está escrito no rotulo atrais.

Nada a ver com obviamente com a Vodka verdadeira, mas para a gente em esse caso é bom!!!

Essa “Vodka mentirosa” tem um teor alcoólico de 40 graus, mas um licor tipo o limoncello tem um teor alcoólico de 30 graus! Ótimo, podemos fazer! Estava difícil se era o contrario!

O que vamos precisar para fazer esse licor?

  • 7/8 limão siciliano
  • 1 garrafa da 1 litro de “Vodka mentirosa”
  • 200 ml de água
  • 200 gr de açúcar

Limpa muito bem os limões sicilianos. Tira a casca do limão, mas só a parte amarela! (a parte branca é amarga) Coloca a casca em uma balde e junta toda a garrafa de Vodka mentirosa. Fecha e coloca a balde em um lugar seguro e escuro.

Depois de uma semana pode continuar na preparação. A casca depois de uma semana vira mais branca e o álcool mais amarelo. Coloca a água e o açúcar da receita em uma panela. Esquenta e mexe até o açúcar derreter. Deixa resfriar. Quando xarope de água e açúcar está frio, pode tirar a casca de limão da balde com a vodka mentirosa e juntar o xarope. Mexe bem e coloca em uma garrafa. O licor parecido ao limoncello está pronto. Melhor deixar na geladeira alguns dias antes de beber.

Viu como é fácil? E com essa técnica pode fazer o licor que você quiser, trocando a casca de limão com o melão, ou colocar limão e manjericão.

Criei também uma tabela para fazer licor em casa. Na tabela tem como calcular o teor alcoólico da sua preparação, ou quanto álcool colocar quanta água e açúcar colocar para fazer um teor alcoólico certo, etc. Todos explicado simplesmente.

Envia-me uma mensagem no formulário de contato e vou enviar a tabela para você. Ou se prefere pode baixar direto na Loja

Um Abraço

 

Alguns links para facilitar a sua vida:

Guias Pagina do site com algumas guias grátis de horta e cozinha.

Horta e cozinha Orgânica. Grupo que eu criei no facebook. Lá eu posto minhas dicas de horta e cozinha. Posso responder as suas perguntas, e você também pode postar à vontade.

Chef Zanaro Minha pagina no facebook onde posto fotos dos meu pratos e do meu trabalho.

Assine, na coluna ao lado com o seu e-mail para seguir meu blog e receber meu posts e novidades por email

Formulario de contato : Para entrar em contato comigo através do site

fabio.zanaro@gmail.com  é o meu email para entrar em contato comigo.

Para entrar em contato comigo por telefone ou whatsapp: (11) 96459-2601

Aqui embaixo pode compartilhar direto no seu facebook ou enviar esse post por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *